Ponto de Cultura vai realizar Mostra de Vídeos




O Ponto de Cultura Itinerante, da Associação das Damas de Caridade, chega ao fim do seu segundo ano neste mês com programação especial. Uma Mostra de Vídeos percorrerá quatro regiões da cidade de Amparo com exibição de vídeos e exposição de trabalhos feitos pelos alunos nos próximos dias 26 e 27 de abril, com entrada gratuita. “A nossa expectativa é de que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer o trabalho feito por crianças e adolescentes nas oficinas e também de levar uma opção de entretenimento para locais pouco convencionais para esse tipo de ação”, conta o coordenador do projeto, Jailton Evangelista.

Entre os trabalhos que serão apresentados, está o documentário “O Planalto e a Serra”, idealizado pelos próprios alunos, e o quarto vídeo do projeto “Registrando histórias, construindo memórias”, uma série de documentários que busca registrar a história oral da cidade contribuindo para a construção da memória dos grupos sociais e da população de Amparo contada pelos seus moradores. “A ideia do documentário partiu dos alunos depois de debates e discussão sobre a identidade que tinham com a região do Planalto da Serra. A princípio, os alunos focaram suas atenções nos boatos acerca dos verdadeiros proprietários daquelas terras e sobre a questão da desapropriação”, explica Agnaldo Campos, um dos arte-educadores do projeto.

O Ponto de Cultura é um resultado de parceria entre Associação das Damas de Caridade de Amparo, uma entidade com mais de cem anos de atuação, e da Cômpito Projetos Socioculturais, que desenvolve ações com arte educação. As oficinas têm como foco o cinema como a 7ª arte, tomando todas as outras como elementos de conjugação e criatividade estética, caracterizando, assim, a arte audiovisual como a mais democrática, destacando as suas possibilidades criativas e artísticas acessíveis a todos. As oficinas possibilitam que crianças e adolescentes de 12 a 17 anos de Amparo conheçam como se tornou possível a criação de uma nova forma de conhecimento, expressão artística e relação com a realidade, ao mesmo tempo em que tornará possível o contato com as diversas expressões artísticas.

Ponto de Cultura Itinerante – Oficinas de Arte na Comunidade - é um projeto de arte educação que ao longo de três anos, desenvolve atividades de inclusão nas comunidades urbanas de Amparo, possibilitando o acesso aos meios de produção e difusão das artes e da cultura local. “Nossa meta é atuar nas principais Regiões vulneráveis, com relação à situação de crianças e adolescentes no Município, de acordo com os dados apontados no I Diagnóstico da Criança e do Adolescente realizado em Amparo, entre os anos 2009-2010”, explica a assistente social responsável pelo projeto, Raquel Carvalho.

Mais informações através do telefone 3808-4173.

Nenhum comentário:

Postar um comentário