Mostra de cinema termina nesta quinta
Evento traz diversas produções para difusão da arte cinematográfica
A 1ª Mostra “OFICINEMA DE AMPARO” acontece ainda hoje, dia 12, das 16h, no auditório da Rádio Cultura, na Praça Pádua Salles. O evento faz parte das atrações 12º Festival de Inverno e é promovido Cômpito Projetos e Fundação São Pedro, através do Ponto de Cultura Cinecultura e Ponto de Cultura Itinerante. A mostra tem como objetivo a difusão e estímulo de iniciativas de produção audiovisual com a exibição de trabalhos feitos em oficinas de cinema. Foram aceitas produções de ficção e documentário de até 15 minutos e animações de até dois minutos.
A 1ª Mostra “OFICINEMA DE AMPARO” acontece ainda hoje, dia 12, das 16h, no auditório da Rádio Cultura, na Praça Pádua Salles. O evento faz parte das atrações 12º Festival de Inverno e é promovido Cômpito Projetos e Fundação São Pedro, através do Ponto de Cultura Cinecultura e Ponto de Cultura Itinerante. A mostra tem como objetivo a difusão e estímulo de iniciativas de produção audiovisual com a exibição de trabalhos feitos em oficinas de cinema. Foram aceitas produções de ficção e documentário de até 15 minutos e animações de até dois minutos.
Entre os trabalhos que serão apresentados hoje estão vídeos inscritos da cidade de Cubatão, do Projeto Com Com, Garulhos, com o Cine Clube Adamastor, Atibaia, Ponto de Cultura Difusão Cultural, e Lindóia e Águas de Lindóia, da Cômpito Projetos. Os trabalhos da cidade de Amparo são resultados das oficinas promovidas pela Fundação São Pedro – Cinecultura, Cine Biquinha para Menores, TV Biquinha e Ponto de Cultura Itinerante, da Associação das Damas de Caridade de Amparo.
“Apesar do pouco tempo de preparação, ficamos felizes com o resultado, principalmente com a adesão de projetos que não são da cidade de Amparo. Já temos a ideia de uma segunda edição ainda melhor e maior para o ano que vem”, comenta um dos organizadores da mostra, Jailton Evangelista.
A mostra, que começou na terça-feira, contou com oficinas de animação stopmotion e bate papo sobre os temas “Arte e Educação e Cinema: na comunidade e na escola”, com Jailton Evangelista e Priscila Juliê, e “O Documentário como Gênero Audiovisual”, com o cineasta Julio Munhoz.
Os interessados em participar das oficinas desenvolvidas pelos Pontos de Cultura podem entrar em contato através dos e-mails projetos@compito.com.br e priscila@fundacaosaopedro.org.br.
PROGRAMAÇÃO
16h – Exibição de filmes de animação
16h30 – Exibição de filmes de ficção I
17h30 – Exibição de filmes de ficção II
18h30 – Encerramento
Rede dos Pontos de Cultura promove Sarau no Festival
Música, dança, teatro e cinema juntos. Um espetáculo interativo com diversas manifestações culturais é o “Sarau da Rede dos Pontos de Cultura”, com apresentação na terça-feira, dia 24 de julho, às 21h, no Palco do Lago. O evento é promovido pelos cinco projetos da Rede do município de Amparo, “Brasil EnCena”, da Cia. de Teatro Arteatrando, “O ser humano, esse gigante”, da Associação Guarda Mirim de Amparo, “Integração com Dança”, do Centro de Dança Adriana Spinelli, “Ponto de Cultura Itinerante”, da Associação das Damas de Caridade de Amparo, e “Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos”, da Associação Cultural Inventor de Sonhos.
Como cada Ponto de Cultura exercita uma vivência, pensando em uma apresentação que congregasse todas as expressões surgiu a ideia de realizar um Sarau em praça pública. “A palavra sarau origina-se de SER EU, uma reunião festiva entre amigos. Ouve-se música, assiste-se filme, filosofa, lêem-se trechos de livros, faz-se poesia. A celebração da Vida através da arte e cultura”, define Alexandre Cruz, redator da apresentação.
O Ponto de Cultura “Integração com Dança” apresentará coreografias que valorizam os ritmos e os compositores brasileiros, com músicas como “Brasileirinho”, “Águas de Março” e “Reza”. “Acreditamos na importância de prestigiar nossos artistas. Essa é uma das propostas do nosso Ponto, apresentar aos alunos o que de melhor temos na nossa cultura”, diz coordenadora e professora Adriana Spinelli.
Com orquestra e coral, o Ponto de Cultura “O ser humano, esse gigante” traz um repertório eclético e animado com MPB, pop e rock entre outros estilos. A apresentação contará com a participação da cantora e atriz Mira Ribeiro e da violonista Patty Aranha, atriz e provocadora do Ponto de Cultura “Brasil EnCena”.
O “Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos” apresentará trechos de “Bendito os Benditos” e o Ponto de Cultura Itinerante faz intervenções ao vivo em vídeo e mostra mini documentários sobre as atividades dos Pontos de Cultura que formam a Rede, elucidando ao público as vivências criativas propostas por cada um.
“Brasil EnCena”, da Cia. Arteatrando, participará com o curta-metragem “Hotel dos Artistas”, produzido especialmente pelo Ponto de Cultura para o espetáculo “O Mambembe”, que finalizou o primeiro ano do projeto. Participam ainda os provocadores Alexandre Cruz, Handré Campos e Arminda Riolo com o ator desejante Paulo Mozer, como mestres de cerimônia.
“A noite será cheia de arte, compartilhando todas as culturas que os Pontos estão produzindo. Convidamos toda a população para conhecer nossos trabalhos e prestigiar os alunos dos projetos”, completa Alexandre Cruz.
Rede dos Pontos de Cultura participa de capacitação
Encontro na cidade de Americana reuniu projetos da região de Campinas
Cinquenta Pontos de Cultura de trinta cidades da região participaram, nos dias 21 e 22 de junho, da última e 9ª etapa do 5º Encontro de Capacitação promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura e Comissão Paulista dos Pontos de Cultura, que acontece desde abril deste ano. Os cinco projetos da Rede de Amparo/SP estiveram presentes e acompanharam palestras e manifestações culturais, além de conhecer outros Pontos da região, que pertencem à chamada Teia Regional.
O evento foi sediado pela cidade de Americana e contou com a presença de um representante do Ministério da Cultura, Valério Benfica, da gestora dos Pontos de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura, Antonieta Dertkigil, e da Comissão Paulista, Alessandro Azevedo.
“Os encontros promovidos foram idealizados a partir da vivência dos Pontos, em um processo de baixo para cima”, explicou Azevedo. Os temas que fariam parte dos encontros foram elaborados pela Comissão Paulista através dos fóruns e conferências que realizam.
No primeiro dia de encontro, os ponteiros acompanharam uma palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura e outra sobre as prestações de conta. Já na sexta, o assunto era “Economia Criativa”, que trouxe temas como sustentabilidade e diversidade cultural.
“A capacitação foi importante para melhor compreendermos o Ponto de Cultura no aspecto administrativo e o alcance do seu objetivo, com o desenvolvimento das atividades do Programa Cultura Viva, como ações socioculturais em suas comunidades”, relatou Fábio Amaral, coordenador do Ponto de Cultura Integração com Dança.
Assinar:
Postagens (Atom)