sobre nosso projeto ...

O Ponto de Cultura Itinerante é o assunto da semana na coluna semanal da nossa Rede de Pontos de Cultura no Jornal Oficial. Confira o texto que foi publicado. Se preferir, clique na imagem abaixo para ver a edição.



Cultura Itinerante: o cinema a favor da cidadania

Literatura – Contação de Histórias e Incentivo à leitura; Desenho e Artes Plásticas; Fotografia; Música; Artes Cênicas; Dança e Coreografia e Cinema Audiovisual – Conclusivo. O projeto é um resultado de parceria entre Associação das Damas de Caridade de Amparo, uma entidade com 102 anos de atuação, e da Cômpito Projetos Sócio-Culturais que desenvolve ações com arte educação. As oficinas têm como foco o cinema como a 7ª arte, tomando todas as outras como elementos de conjugação e criatividade estética. O Ponto de Cultura Itinerante é o mais amplo de todos os projetos da nossa Rede. 

O Ponto de Cultura Itinerante caracteriza, assim, a arte audiovisual como a mais democrática, destacando as suas possibilidades criativas e artísticas acessíveis a todos. As oficinas possibilitam que crianças e adolescentes de Amparo conheçam como se tornou possível a criação de uma nova forma de conhecimento, expressão artística e relação com a realidade, ao mesmo tempo em que tornará possível o contato com as diversas expressões artísticas. 

Ponto de Cultura Itinerante – Oficinas de Arte na Comunidade - é um projeto de arte educação que ao longo de três anos, desenvolverá atividades de inclusão nas comunidades urbanas de Amparo, possibilitando o acesso aos meios de produção e difusão das artes e da cultura local. É o único dos projetos, também, que é itinerante e percorrerá diversos bairros da cidade. “Nossa meta é atuar nas principais Regiões vulneráveis, com relação à situação de crianças e adolescentes no Município, de acordo com os dados apontados no I Diagnóstico da Criança e do Adolescente realizado em Amparo, entre os anos 2009-2010”, explica a responsável pelo projeto, Raquel Carvalho. 

As oficinas terão duração de oito meses em cada comunidade, nas quais serão trabalhados seis Módulos de artes. Os dois meses finais serão dedicados à finalização da oficina com a produção de um vídeo de curta-metragem. 

Durante o 11º Festival de Inverno, a população pode ter contato com as atividades do Pontos e com o cinema. Uma atividade de stop motion animou a tarde do dia 22 de julho. Esta técnica de animação é feita fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. São registradas cenas que depois de colocadas em sequencia e se visualizadas em determinada velocidade temos a impressão de movimento. Para um resultado que faça nossos olhos terem uma impressão melhor do movimento, precisa-se de 24 fotogramas (quadros) para apenas um segundo de imagem. A proposta do responsável técnico do projeto, Jailton Evangelista, foi criar uma corrida de automóveis. Cada criança ocupou uma cadeira e a cada comando do instrutor, ficavam em uma nova posição. Assim, fizeram um circuito de corrida e começaram a diversão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário